sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Democracia na Época de Péricles e Limitações


 

Péricles (em grego Περικλῆς, lit. "cercado por glória"; c. 495/492 a.C. - 429 a.C.):


  1. Célebre e influente estadista, orador e estratego (general) da Grécia Antiga, um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C. 
  2. Viveu durante a Era de Ouro de Atenas - mais especificamente, durante o período entre as guerras Persas e Peloponésica. Descendia, pela linhagem de sua mãe, dos Alcmeônidas, uma influente e poderosa família.
  3. Tucídides, um historiador contemporâneo seu, o declarou "o primeiro cidadão de Atenas". Péricles transformou a Liga Délia 
  4. Criou um verdadeiro império ateniense, e liderou seus compatriotas durante os dois primeiros anos da Guerra do Peloponeso.
  5. Péricles promoveu as artes e a literatura, num período em que Atenas tinha a reputação de ser o centro educacional e cultural do mundo da Grécia Antiga. 
  6. Iniciou um ambicioso projeto que construiu a maior parte das estruturas que ainda existem na Acrópole de Atenas (incluindo o Partenon). Este projeto foi responsável por embelezar a cidade, exibir a sua glória e dar emprego à população. Péricles também estimulou a democracia ateniense, a tal ponto que seus críticos o chamaram de populista.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ricles, 18 de Fevereiro de 2011. Texto adaptado.

Democracia: organização política caracterizada por uma participação directa dos cidadãos na tomada de decisões político-administrativas, através da sua presença na assembleia legislativa. 
A Democracia foi instituída em Atenas a partir de 508 a.C., com as reformas de Clístenes.

Péricles instituiu:
  • Possibilidade de todos os cidadãos se dedicarem à vida política, mesmo os mais pobres, sendo estes remunerados para que nenhum fosse impedido de participar na vida política da cidade.
  • Princípio da igualdade de direitos entre todos os cidadãos.
  • Democracia directa: todos os cidadãos podiam participar na tomada de decisões relativas ao governo da polís. Tal significa que o poder era, efectivamente e directamente, exercido pelo próprio povo, nas várias instituições democráticas.


Limitações e Contradições
  1. Igualdade de direitos apenas reservada a uma minoria da população, os únicos a exercerem o direito de voto e a participarem na vida política;
  2. Mulheres, metecos e escravos não tinham direitos de cidadania;
  3. Existência da escravatura;
  4. Falta de liberdade de expressão;
  5. Condenações ao ostracismo (exílio) e à morte;
  6. Imperialismo exercido por Atenas;

    Exercício:

    Caracteriza a democracia grega e aponta as suas limitações

    Sem comentários:

    Enviar um comentário