quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Liga de Delos e Guerra do Peloponeso


Liga de Delos:
  • Uma liga marítima organizada por Atenas durante as Guerras Médicas
  • Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. 
  • Sua sede era na cidade de Delos
  • O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C.

Consequências:
  • Esparta e suas aliadas do Peloponeso no primeiro momento entraram na liga, mas depois consideraram que o perigo havia passado e abandonaram a liga.
  • As grandes cidades forneceram tropas e navios, enquanto as menores pagaram uma contribuição (phoros) ao tesouro de Delos
  • Depois da vitória contra os persas, Atenas forçou as cidades-estado aliadas a continuarem na liga, e transformou a contribuição de dinheiro em impostos (syntaxes).
  • Em 450 a.C., o tesouro da liga foi transferido de Delos para Atenas. Parte do dinheiro da liga foi gasto na reconstrução de Atenas, que atingiu seu máximo esplendor e transformou-se num império marítimo e comercial durante o governo de Péricles, que também foi responsável pela construção do Partenon.

Fontes:
  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_de_Delos
  2. http://2.bp.blogspot.com/_p5B6Rc_TzD4/S77tF89OcEI/AAAAAAAAABo/fL_x13mBx2o/s1600/mapa_guerra_pol.jpg
 Retirado a 18 de Fevereiro de 2011, texto adaptado.

A Guerra do Peloponeso

A guerra do Peloponeso:
  1. Conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional por excelência do mundo do século V a.C.) e Esparta (cidade de tradição militarista e costumes austeros), de 431 a 404 a.C. 
  2. Detalhadamente registrada por Tucídides e Xenofonte
  3. De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que o mesmo despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.

Consequência:
  1. O declínio de Atenas marcou a ascensão de Esparta e desfez a única via possível para a unificação política do mundo grego, afetada rudemente com a devolução aos Persas das cidades da Ásia Menor em troca do seu ouro. 
  2. A substituição do império ateniense, baseado no projeto de Delos, por um outro, militarizado, como o de Esparta, não trouxe grandes alterações ou momentos de grandeza helênica. Ao contrário, iniciou-se o apagar do "fogo grego".
Para mais informações sobre as batalhas, consultar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Peloponeso
Textos adaptados e retirados a 18-02-2011

1 comentário:

  1. Sou professora de história, e achei muito bom para meus alunos esse resumo! Darei a dica para eles visitarem! Parabéns!

    ResponderEliminar